Mesmo com tantos cachorros abandonados, ainda existe a esperança de que os pets encontrem uma pessoa para resgatá-lo. A prova disso, são as centenas de ONGs e lares temporários por aí.
Mas se você é uma pessoa que ainda não tem experiência de como agir caso encontre um cachorro abandonado, estamos aqui para te ajudar. Nesse blog, vamos listar um passo a passo do que fazer ao avistar um doguinho na rua.
Boa leitura!
Cuidado nos primeiros contatos
Mesmo que a maioria dos cachorros abandonados sejam dóceis e adorem receber um carinho, é preciso ter cuidado ao se aproximar de um. Afinal, alguns podem se assustar e poderão atacar.
Chegue aos poucos, ofereça um petisco e vá ganhando a confiança do doguinho. Jamais haja com pressa e agressividade, pois muitos deles possuem traumas pelos maus tratos sofridos.
Quando perceber, vocês já estarão à vontade, com muito carinho, confiança conquistada e aí sim, faça o resgate do cachorro abandonado. Atenção, mesmo assim, fique atento a possíveis mordidas.
Ah, outra coisa importante, após o resgate, não esqueça de oferecer comida e água, pois o dog pode estar faminto e com muita sede.
Certifique-se que o pet não tem dono
Talvez isso seja um pouco óbvio, mas nunca é demais verificar se, realmente, tempo, que os tutores desistem de procurar.
Outros, possuem alguma coleira e tag de identificação pendurada nela. Por isso, antes de resgatar o doguinho de fato, certifique-se se ele já não tem um dono.
Faça publicação nas redes sociais, divulgue em rádios, portais de notícias e se possível, peça informações as pessoas que frequentam o mesmo local onde o pet foi encontrado, se faz muito tempo que ele fica por ali.
Talvez, alguma informação possa te ajudar, mas caso não tenha nenhum sucesso nas buscas e percebeu que o cachorro está mesmo abandonado, siga o passo a seguir.
Início ao processo de adoção
Cãozinho resgatado e o dono não existe, então, comece a dar início ao processo de adoção. A primeira coisa a se fazer é decidir se você irá ficar com o cachorrinho ou apenas servirá de lar temporário.
Depois, proporcione ao cachorro as condições que listaremos a seguir. Assim, além de garantir o bem-estar do animal, as chances de ele ser adoto (caso você sirva apenas de lar temporário) serão mais altas.
Confira!
Leve a um médico veterinário
Saúde vem em primeiro lugar e cães em situação de rua exigem cuidados desde o momento em que foram resgatados. Por ficarem expostos por tanto tempo a sujeira das ruas, as chances de contraírem doenças e parasitas são altíssimas.
Então, leve o cachorrinho ao veterinário para uma avaliação. O profissional identificará quais procedimentos devem ser feitos, desde o básico como vacinas e vermífugos até cirurgias para casos mais graves.
Além de tudo isso, o veterinário poderá solicitar exames de sangue para constatar ou não, se o animal tem doenças mais graves. Conversar sobre castração também é uma boa, viu?
Feito o check-in médico e com a liberação do profissional, leve o dog para tomar um banho e fazer uma tosa. Afinal, um cãozinho bem limpinho, cheiroso e arrumado, atrai
Cachorro abandonado: peça por ajuda
Sabemos que resgatar um cachorro abandonado, geram custos altos, especialmente, com relação a saúde. Procedimentos médicos, remédios, internação e afins mexem muito no financeiro.
Por isso, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda as pessoas. Hoje em dia existem diversas opções para levantar uma graninha. As vaquinhas online, rifas, troca de serviços, bingos, entre outras coisas.
Além disso, muitas clínicas veterinárias oferecem condições especiais para casos de resgate animal, por isso, não hesite em oferecer um tratamento ao dog.
Quer mais um toque? Em várias cidades, existem serviços gratuitos oferecidos pelo governo, como vacinas, principalmente, da raiva e até mesmo castrações. Portanto, informa-se se o seu município oferta algum tipo de auxílio para cachorro abandonado.
Ah, outra coisa, quando falamos em ajuda de terceiros, não estamos falando apenas de dinheiro, mas sim, de qualquer ajuda mesmo. Pode ser a doação de ração, caminha, coleira, produto de higiene, brinquedos, entre outros produtos para pet.
Proporcione um lugar limpo e seguro
Se já concluiu todos os passos acima, é hora de garantir um lugar para o seu peludo adotivo ficar. Lembre-se, precisa seu um ambiente limpo e seguro, pois não adianta resgatar e deixar o animal preso em um local sujo e com riscos.
Ao acomodar o doguinho, ofereça também um local para a alimentação, com comida e água fresca, além de um espaço para fazer as necessidades fisiológicas. Portanto, o ambiente precisa ter espaço suficiente para tudo isso.
Você assumiu o papel de cuidar e proteger esse pet, não cause mais traumas a ele. Cuide com amor, dê atenção e faça, literalmente, a diferença em sua vida. A adoção e/ou acolhimento é um ato de muita responsabilidade.
Cachorro abandonado: isolar dos demais animas
Próximo passo? Temos, pode parecer ignorância e egoísmo da nossa parte, mas acredite, isolar o cachorro resgatado dos que já estão em sua casa, é muito importante.
Lembre-se que ele viveu por muito tempo nas ruas. Então, para evitar a transmissão de doenças, pulgas, carrapatos e até acostumar o cachorro com o outro, é bom deixá-los separados.
Aproxime os “dogs veteranos” do mais novo, somente, quando tiver a confirmação de que não há mais riscos de contaminação. Ai sim, com a adaptação feita e tratamento concluído é a hora da diversão entre os aumigos.
Resgate feito e passos seguidos, onde buscar um novo lar?
Olha, essa pergunta a gente pode responder com muita certeza, busque por um novo lar para o cachorro abandonado na Hyppet. O aplicativo nada mais e nada menos do que o maior APP de adoção do Brasil.
É isso mesmo, ao resgatar um animal, você pode criar o perfil dele na Hyppet e colocar a disposição para que as pessoas em busca de um dog para adoção, possa dar um “match” nele.
Através aplicativo, você disponibiliza todas as informações e fotos do pet a um possível tutor. O melhor disso tudo é que o processo de adoção é feito de acordo com a sua localização.
Ou seja, por funcionar seguindo, praticamente, a mesma ideia do Tinder, o perfil do cachorro ficará visível apenas para quem estiver mais próximo dele. Tudo isso facilita a adoção responsável dos cães, conectando adotantes aos adotados (e seus protetores) e a atuação na pós adoção, visando o bem-estar do aumigo.
E aí, quer criar o perfil do seu pet resgatado? Baixe o aplicativo da Hyppet e e proporcione um final feliz para ele o quanto antes!
Se gostou do conteúdo, compartilhe com os amigos e ajude a salvar a vida de mais cachorros pelo Brasil! Adoção é um ato de amor!